Menu

SECULT Secretaria da Cultura

SECULT - Secretaria da Cultura

Museu Vale segue com programa de formação Produção de Exposições em 2025

Publicado em: 15/01/2025 17h26
Foto 05_Claraboia @claraboiaimagem)

As formações em Produção de Exposições, promovidas pelo Museu Vale, em seu momento extramuros, são conduzidas por profissionais de destaque nacional, voltadas à capacitação em áreas fundamentais da produção expositiva. Após módulos sobre Produção, Curadoria, Expografia e Design Gráfico, os próximos encontros, que acontecerão em janeiro de 2025, no Hub ES+, em Vitória, abordarão Fotografia e Iluminação de Exposições, trazendo conteúdos teóricos e práticos que dialoguem com as demandas do setor cultural no Espírito Santo.

 

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, o Módulo 5 - Fotografia de Exposições, conduzido pela fotógrafa Rafaela Netto, abordará fundamentos da fotografia de arquitetura aplicados ao registro de mostras de arte, com atividades teóricas e práticas. Na semana seguinte, de 27 a 31 de janeiro, o Módulo 6 - Iluminação de Exposições, ministrado por Karine Spuri e Luis Zabel, oferecerá uma introdução às técnicas e conceitos estéticos para a concepção e execução de projetos de iluminação expositiva.

Realizadas em parceria com o Hub ES+ e a Secretaria da Cultura (Secult ES), os módulos terão aulas práticas complementares na exposição do Museu Vale, que está em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas, Transitar o Tempo.

 

“As formações do Museu Vale reforçam nosso compromisso com a ampliação do acesso à arte, cultura e educação. Essas ações foram pensadas a partir de demandas de agentes culturais capixabas, promovendo trocas de saberes, geração de renda e movimentação da economia criativa do Espírito Santo”, destaca Claudia Afonso, diretora do Museu Vale.

 

Acompanhe os canais oficiais do Museu Vale e Hub ES+ para mais informações. As inscrições para o Módulo 6 – Iluminação de Exposição ainda estão abertas e devem ser realizadas previamente no site museuvale.org, até o dia 21 de janeiro.

 

Museu Vale Extramuros   

 

O Museu Vale, em seu momento extramuros, expande suas atividades e leva diferentes manifestações da arte e inúmeros programas educativos para as praças, parques, escolas e outros espaços culturais, alcançando novos públicos e abrangendo outros municípios da Grande Vitória.   

 

Por meio desses intercâmbios e trocas de conhecimento, a atuação do museu continua com seu legado de preservação da memória cultural, possibilitando e fomentando ações de pesquisa, educação, comunicação e formação, sempre próximo às produções do Estado do Espírito Santo.    

 

Em destaque estão as últimas mostras desenvolvidas pelo Museu Vale, que reuniram mais de 170 mil visitantes: “Transitar o Tempo”, “Folhear”, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, “Memórias do Futuro – Um olhar sobre a coleção do IHGB” e a exposição “De onde surgem os Sonhos” - Coleção Andre a e José Olympio Pereira.  

 

Sobre o Hub ES+

O Hub ES+ é um espaço público de cultura e inovação localizado na Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória. O Hub ES+ integra o programa ES+ Criativo, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenada pela Secretaria da Cultura (Secult), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O projeto do Hub ES+ conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

 

Informações e atendimento ao público:

Instagram - instagram.com/hubesmais/

Site - esmaiscriativo.es.gov.br/hubesmais/

 

Informações à Imprensa:

Coordenação de Comunicação HUB ES+

Miguel M. Ribeiro / (27) 99991-6991

comunicacao.hubes@ibcavix.org.br

 


Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro/ Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br