22/04/2024 14h44 - Atualizado em 29/04/2024 11h17

Centro Cultural de João Neiva abre temporariamente para exposição do artista Rick Rodrigues

(Foto: Divulgação)

Desativado há mais de uma década, o Centro Cultural e Museu Ferroviário “Professor Eliezer Pereira Ramos”, em João Neiva, reabrirá temporariamente para a exposição "[...] talvez um dia ainda seja possível", de Rick Rodrigues. A exposição será aberta no próximo sábado (27) e pode ser visitada até o dia 31 de maio de 2024.

Sob a curadoria de Dani Nogueira, mestra em Artes e musicista, e com produção executiva de Rud Gonçalves, a mostra apresentará obras de arte contemporânea que estabelecem um diálogo entre passado, presente e futuro. Essa intervenção não se trata de uma reinauguração do espaço, mas sim de uma iniciativa para fomentar a cultura local.

A exposição contará com mais de 70 peças bordadas em suportes variados, como caixas de remédios, sacos de pão e brinquedos em miniatura, além de uma intervenção na fachada de madeira do museu. Rick Rodrigues explora o uso da linha e agulha em diversos materiais, expandindo as possibilidades do bordado, uma arte tradicional que é fonte de renda para muitas famílias.

Além das obras expostas, a programação inclui atividades educativas, como rodas de conversa com o artista e a curadora, oficinas de desenho e bordado experimental, além de uma formação em arte contemporânea voltada para educadores de João Neiva e região. "Meu propósito é que a arte extrapole as paredes de museus e galerias e que o fazer artístico seja acessível a todos", destaca Rick Rodrigues.

A mostra faz parte do projeto “arte_em_JN”, também idealizado pelo artista e aprovado no Edital Nº 09/2022: Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Sobre o artista

Rick Rodrigues é artista plástico e mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele apresentou diversas exposições individuais, tanto no Espírito Santo quanto em outros estados, com destaque para "fiar", no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), no Centro de Vitória.

Além de exposições individuais, o artista também participou de várias exposições coletivas e residências artísticas. Ele também faz parte do grupo Almofadinhas, ao lado dos artistas Fábio Carvalho (RJ) e Rodrigo Mogiz (MG), que explora o sensível e o delicado por meio do bordado, enfatizando temas como memória, gênero, afetividade e sexualidade.

Serviço:

Exposição “[...] talvez um dia ainda seja possível”, Rick Rodrigues

Inauguração: 27 de abril de 2024 (sábado), das 10h às 13h.

Visitação: 29 de abril a 31 de maio de 2024.

Onde: Centro Cultural e Museu Ferroviário “Professor Eliezer Pereira Ramos”

Endereço: Av. Presidente Vargas, 149 - Centro, João Neiva - ES.

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados, das 8h às 12h.

Visitação gratuita.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro