4ª Conferência Estadual de Cultura

Realizada nos dias 1º e 2 de dezembro de 2023, tendo como tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 4ª Conferência Estadual de Cultura buscou fortalecer a participação da sociedade na formulação das políticas públicas culturais, por meio de debates e com o olhar atento sobre a diversidade, visando à garantia de direitos e à promoção do amplo acesso à cultura em todos os âmbitos da federação. Tudo isso pensado e praticado de forma transversal com todas as políticas de Estado sociais e econômicas.

Nesse sentido, representatividade é uma das principais palavras-chaves no contexto das conferências de cultura, razão pela qual são eleitos – de acordo com a proporcionalidade –, delegados que vão representar o Espírito Santo durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), a ser realizada em Brasília (DF), entre os dias 4 e 8 de março de 2024. É um modo de propiciar a diversidade de ideias e olhares, com propostas que alcancem todos os territórios de norte a sul do Brasil.

A 4ª Conferência Estadual de Cultura tem caráter propositivo e deliberativo. Um dos principais pontos é a discussão sobre o Documento Base da 4ª CNC, a partir dos encaminhamentos pelas conferências municipais e intermunicipais, visando elaborar as propostas a serem levadas para a etapa nacional, em Brasília.

Essas propostas serão formuladas a partir de uma série de perguntas geradoras, a fim de nortear o debate e contribuir com a definição das ações e estratégias futuras, de acordo com o disposto no Documento Base da 4ª CNC. Do total de propostas formuladas, 14 deverão ser selecionadas – considerando o número mínimo de duas propostas por eixo temático.

Os eixos temáticos são:

1. Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura

2. Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social

3. Identidade, Patrimônio e Memória

4. Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural

5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

6. Direito às Artes e Linguagens Digitais

Documentos:

Portaria MinC nº 45, de 14 de julho de 2023

Convoca a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC)

Portaria MinC nº 63, de 14 de setembro de 2023

Altera os artigos 13 e 14 do Anexo I da Portaria MinC nº 45, de 14 de julho de 2023