PROJETOS

Projeto Biblioteca Móvel

A Biblioteca Móvel, por seu caráter itinerante, tem como objetivo aproximar a biblioteca e o livro da comunidade, facilitando o acesso à leitura, à cultura, à informação e ao conhecimento às comunidades distantes e periféricas.
É disponibilizado um acervo bibliográfico composto de aproximadamente 2300 obras de literatura brasileira e estrangeira, de literatura infantil e juvenil, de obras de referência (enciclopédias, dicionários, guias, atlas, almanaques, bibliografias), de obras gerais (livros de consulta), de jornais, revistas e gibis. As atividades, gerenciadas por bibliotecários e auxiliares de biblioteca, envolvem leitura no local e empréstimo de livros. Pretende-se ampliar as ações de estímulo à pesquisa bem como as ações culturais de incentivo à leitura, possibilitando e promovendo encontros com escritores, apresentação de contadores de histórias, encenações teatrais, mostras de vídeo, exposições, dentre outras. Essas ações visam à criação de um núcleo de leitura em cada comunidade, investindo principalmente na formação de educadores-leitores.
 

Projeto Jornada de Contadores de Histórias

A Jornada de Contadores de Histórias visa à formação de uma rede de leitura no Espírito Santo, relacionando a prática de contar histórias à leitura e ao livro. A Jornada se organiza em torno de experiências e práticas, cuja apresentação é feita por meio de uma maratona de histórias. As atividades diversificam-se com oficinas, cujo objetivo é o de formar novos agentes culturais que disseminem o gosto pelas narrativas.
   

Projeto Roda de Leitura

A Roda de Leitura é uma ação cultural de incentivo à leitura desenvolvida na Biblioteca Pública do Espírito Santo e visa à aproximação do homem comum (trabalhador, funcionário público, estudante, dona-de-casa, professor, liderança comunitária, artista popular) do livro, propiciando experiências de descoberta e pertencimento, de diálogo, de aprendizagem, de valorização da leitura e da literatura pelo trabalho lúdico de interpretação de textos variados tais como contos, poemas, capítulos de romances, crônicas etc. A Roda de Leitura reúne mensalmente cerca de trinta (30) pessoas em torno de um tema, de um autor ou de uma determinada obra literária. 

Projeto "Debate-papo com o escritor: Um Dedo de Prosa entre o escritor, o crítico literário e o público"

Este projeto tem por finalidade promover a interação entre autores capixabas e o público, promovendo encontros e experiências para a difusão da literatura produzida no Espírito Santo. Destina-se a estudantes, professores, profissionais liberais, leitores em geral. Contempla cerca de 60 pessoas em cada encontro, que é mensal. São convidados dois escritores para conversar e debater experiências literárias, suas obras, seus personagens, o contexto histórico em que foram escritas, além de outras curiosidades.  
 

Projeto Roda de Histórias

Pretende-se com este projeto, que se realiza pela apresentação de contadores de histórias na BPES e nas bibliotecas públicas municipais que integram o SEBPES, relacionar a prática de narrar histórias à leitura e ao livro. Pretende-se divulgar o acervo literário da biblioteca, valorizar a narrativa oral como modo de conhecimento do texto literário, promover o reconhecimento público da biblioteca como espaço não só de pesquisa, mas também de cultura e lazer e sensibilizar o público para reconhecer o livro não apenas como fonte de informação e pesquisa, mas também de lazer e entretenimento, promovendo o resgate das narrativas e valorizando-as.
 

Projeto serviço de apoio à inclusão digital

Os objetivos desse projeto são: possibilitar a acessibilidade digital aos portadores de deficiência visual, permitindo-lhes a apropriação e o uso social das tecnologias de informação e comunicação e o direito de se fazerem ouvir, publicar e intervir; disponibilizar tecnologia assistiva para facilitar o desenvolvimento das capacidades funcionais e potenciais das pessoas com deficiência visual, visando à melhoria de seu desempenho educacional e profissional.
 

Programa de qualificação profissional

Este programa tem como objetivo qualificar e ampliar as competências dos profissionais que prestam serviços à Biblioteca Pública do Espírito Santo e às Bibliotecas Públicas Municipais que compõem o SEBPES a partir de um novo modo de pensar a organização e a disponibilização da informação.
 

Visitas monitoradas à biblioteca

Atividade que tem como objetivo divulgar a instituição e seus serviços a fim de incentivar a comunidade a ver a Biblioteca não apenas como local de pesquisa e de silêncio, restrito aos iniciados, mas também como opção de lazer e de convivência democrática.

AGENDA CULTURAL