Rede Estadual de Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura, projeto idealizado pelo historiador Célio Turino na década de 1990 que visava democratizar o acesso à cultura a toda a população brasileira, tornou-se referência internacional pouco tempo após a sua implantação pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.

Os pontos reúnem toda e qualquer forma de expressão cultural. No Brasil existem atualmente quase 3 mil unidades, desde aldeias indígenas e comunidades quilombolas, até grupos de experimentação em linguagens artísticas. Uma característica comum a todos é a diversidade de programas culturais e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade.

O eixo do programa é o fortalecimento da autonomia e do protagonismo da sociedade. Entender que quem faz cultura são as pessoas. Não é o governo nem o mercado. A cultura é a própria essência humana. O tripé desse projeto é a autonomia, o protagonismo e o poder social,articulados em rede", resume Turino.

O Espírito Santo participa do Programa Cultura Viva do MinC desde 2004, ano do lançamento do primeiro edital, quando 08 pontos capixabas foram selecionados pelo Ministério da Cultura. Hoje existem 25 pontos em processo de regulamentação para efetivação de convênios, sendo cinco vinculados à Prefeitura Municipal de Vitória, e os outros 20, à Secretaria de Estado da Cultura.

Para se tornar um Ponto de Cultura é preciso participar da seleção por meio de edital público. Saiba mais sobre o Programa Cultura Viva do MinC no www.cultura.gov.br/culturaviva/

TEIA ESPÍRITO SANTO 2012

A TEIA, rede dos pontos de cultura do Estado, visa garantir a expressão da pluralidade brasileira na construção de uma memória presente, através das novas possibilidades de difusão e acesso à cultura.

Acompanhe a movimentação da rede pelo endereço http://teia2012-es.blogspot.com.br/

REDE DE PONTOS DE CULTURA DO ESPÍRITO SANTO

PONTO DE CULTURA DO FOLCLORE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Entidade: Associação de Folclore do Município de Cachoeiro de Itapemirim
Endereço: Rua Lourival da Silva, nº 49, Zumbi - Cachoeiro ES - 29.302-220
Atividade: Fortalecimento dos 15 grupos folclóricos associados (Caxambus, Bate-Flechas de São Sebastião, Capoeiras/Maculelês, Folias de Reis, Charola de São Sebastião), difusão dos saberes e fazeres, promoção da sustentabilidade econômica e cultural dos grupos. Oficinas diversos temas, produção de artesanato, criação de site, registro fotográfico das manifestações, publicação de material didático para distribuição escolas, apoio institucional para eventos.

Contato: (28) 9278-2453 | folclorecachoeiro@yahoo.com.br


PONTO CULTURAL DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DA CAPOEIRA E CULTURA SUL CAPIXABA, INDÍGENA E AFRO BRASILEIRA "CASA DO CAPOEIRA
Entidade: Associação Cultural e Educacional de Capoeira Filhos da Princesa do Sul
Endereço: Rua José Mancini, nº 30  Amaral - Cachoeiro ES - 29.350-110
Atividade: Oficinas em diversas áreas culturais e sociais, tendo a capoeira como fator motivacional: cultura afro, capoeira, cultura regional sul capixaba, contação de histórias, informática, saúde, direito e cidadania, educação ambiental.  Integração dos grupos de capoeira que atuam no município. Biblioteca comunitária. Sala e curso de informática.
Contato: (28) 9254-7399 | brunofajardo@cachoeiro.com.br

PONTO DE CULTURA CAPOEIRA E CULTURA NORTE CAPIXABA
Entidade: Associação Cultural Artística Popular Orientada ao Esporte e de Incentivo a Raízes Afrobrasileiras (Acapoeira)
Endereço: Rua Honório Pinheiro Silva, Conceição da Barra - 29.960-000
Atividade: A importância cultural do projeto baseia-se no ensino, preservação e desenvolvimento da capoeira e demais culturas de origens africanas radicadas no norte capixaba. O projeto terá aulas de capoeira, aula de educação ambiental, palestras sobre saúde, oficinas de cultura afro brasileira, oficinas de cultura Norte Capixaba (jongo e outros) e aulas de informática.
Contato: (27) 9985-5365 | mestrecapixaba@hotmail.com

PONTO DE CULTURA O CONGO ABRINDO FRONTEIRAS
Entidade: Associação de Moradores e Produtores Rurais de Rio Claro
Endereço: Rua Projetada, s/n, Rio Claro - Guarapari - 29.227-300
Atividade: Ações de valorização e manutenção da tradição do Congo. Proporcionar encontros culturais, onde as pessoas possam se identificar pelo prazer da dança, dos tambores, da Casaca. Proporcionar ensinamentos musicais e instrumentais. Promover intercâmbios culturais, formar banda Mirim; Divulgar a cultura através do espaço multimídia; Promover oficinas de fotografia e audiovisual; Organizar todas as ações referentes a projetos, apresentações e histórico da banda em um espaço próprio denominado "Casa do Congo".
Contato: (27) 9982-9137 | ma.grijo@gmail.com
 
PONTO DE CULTURA DENDÊ - PEDAGOGIA DA CAPOEIRA
Entidade: Associação de Capoeira Dendê
Endereço: Rua Largo do Chafariz, nº 12B, Sítio Histórico Porto de São Mateus - 29.930-000
Atividade: Realização de oficinas (capoeira, maculelê, artes culinárias, moda afro-brasileira, artesanato de berimbau e cabaças, hip-hop, padagogia da capoeira, audiovisual e tecnologias de software livre). Formação de monitores, serviços de inclusão digital e suporte tecnológico.
Contato: (27) 9958-7616 | mestre.piau@hotmail.com
 

ÉTNICO-CULTURAL

PONTO DE CULTURA PONTO DE CULTURA REMA - RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA
Entidade: Instituição De Tradições E Cultura Afro Brasileira São Judas Tadeu
Endereço: Rua Vicente Santório Fantine, nº 18, Vera Cruz, Cariacica - 29.146-786
Atividade: Espaço de produção cultural principalmente para jovens afro-descendentes. Oficinas de profissionalização em atividades audiovisuais, fotografia, site, produção multimídia.  Desenvolvimento e produção de software livre. Mapeamento das comunidades de terreiro. Espaço de inclusão digital.
Contato: (27) 3226-2182 | itradcult.abrasjt@hotmail.com

PONTO DE CULTURA RESGATANDO O PASSADO, CONHECENDO O PRESENTE, CONSTRUINDO O FUTURO
Entidade: Associação Rionovense de Imigrantes Suiços
Endereço: Rua Maria do Nascimento Costa, s/n Centro, Rio novo do Sul - 29.990-000
Atividade: O projeto tem por finalidade resgatar a história da Imigração Suíça no município de Rio Novo do Sul, Estado do Espírito Santo, por meio de diversas ações na área cultural. Tem como objetivo incentivar a comunidade a reconhecer a importância de preservar a memória, desta forma, permitir as gerações futuras, a possibilidade de conhecer e dar continuidade ao processo de manutenção da identidade cultural do município.Formação de grupos de danças típicas, de coral, de teatro, de audiovisual, realização de visitas técnicas e recuperação de documentos.
Contato: (28) 3533-1340 | suiconovo@hotmail.com

PONTO DE CULTURA POMMER KULTUR
Entidade: Associação Cultural e Recreativa de Belém
Endereço: Rodovia Afonso Schwab, s/n, São Sebastião de Belém - 29.645-000
Atividade: Ações em diferentes áreas da cultura pomerana: artesanato com matéria prima natural, danças e instrumentos musicais, eventos de valorização e divulgação da cultura pomerana, cineclube, oficinas de culinária típica, teatro, coral de vozes.
Contato: (27) 9852-7863 | martin.boldt@hotmail.com

PONTO DE CULTURA POMITAFRO
Entidade: Centro De Cultura Italiana De Vila Pavão - Cecivip
Endereço: Rua XV de novembro, nº 83 - Vila Pavão - 29.843-000
Atividade: Integração, valorização e articulação de manifestações culturais típicas pomerana, italiana e afro. Grupos de danças folclóricas, oficinas culturais (dança, artesanato, elaboração e execução de projetos, organização de eventos), cursos de culinária local típica, participação em atividades da comunidade sobre a cultura "POMITAFRO".
Contato: (27) 9978-5580 | cecivipv@yahoo.com.br
 

AUDIOVISUAL

PONTO DE CULTURA CINECLUBE NA EDUCAÇÃO - CINEMA, ESCOLA E COMUNIDADE
Entidade: Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Endereço: Escola Municipal de Ensino Fundamental "Victor Hugo" - Marechal Floriano
Atividade: Implantação de Cineclube e Filmoteca, Realização das Oficinas: Formação Cineclubista, Organização de Cineclube; Uso do Audiovisual na Escola e de Produção; Realização de três Cursos de Informática para a Comunidade de Victor Hugo/Marechal Floriano; Criação de Site para a Escola e Realização de Três Mostras Culturais.
Contato: (27) 3289-3421 | angela.c.goulart@gmail.com

PONTO DE CULTURA MUSEU DO COMUM - TERRA VERMELHA
Entidade: Instituto Parceiros Do Bem
Endereço: Rua José Antônio de Freitas, nº 49, Joana D'Arc - Vitória - 29.048-180, e Rua São Francisco de Assis, 05 - Terra Vermelha  - Vila Velha -  ES CEP: 29127-245
Atividade: Implantação de banco virtual de registro audiovisual da história e cultura da comunidade. Criação de WebTV "Olhares do Mundo" abrigando o acervo produzido pelos próprios moradores. Realização de oficinas audiovisuais.
Contato: (27) 3315-3483 | contato@institutoparceirosdobem.org

PONTO DE CULTURA NÚCLEO ANIMAZUL
Entidade: Instituto Galpão
Rua Prof. Maria Cândida, nº 15B, Bairro República, Vitória - 29.070-210
Atividade: Núcleo que atua nos eixos de produção, formação e exibição audiovisual. Projeto Animação, oficinas de técnicas e linguagens audiovisuais, monitoria, cineclubismo.
Contato: (27) 3327-5009 | instituto@institutogalpao.org.br
 

DANÇA

PONTO DE CULTURA NA PONTA DOS PÉS
Entidade: Centro De Cultura Guaananira
Endereço: Avenida Paulino Muller, nº 222, Ilha de Santa Maria - Vitoria - 29.051-035
Atividade: Oficinas de Balé e Oficinas de Teatro para crianças e adolescentes da comunidade.
Contato: (27) 3222-0430 | centrodeculturaguaananira@hotmail.com

TEATRO

PONTO DE CULTURA GUAÇUI EM CENA
Entidade: Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira
Endereço: Rua João Spala, nº 97, São José, Guaçui - 29.560-000
Atividade: Oficinas de artes cênicas com diferentes linguagens e estéticas, abrangendo expressão corporal, interpretação, voz, canto, dança, iluminação e montagem teatral, para formação de atores e técnicos. Leitura e contação de histórias. Produção de vídeos em parceria com outras entidades.
Contato: (28) 3553-2826 | gotapoepoeira@hotmail.com

PONTO DE CULTURA ESCOLA DE TEATRO DARLENE GLÓRIA
Entidade: Associação Teatral De Cachoeiro - Asteca
Endereço: Rua 25 de Março, 189 a 197 - Centro - Cachoeiro - 29.306-570
Atividade: Ministrar curso de Iniciação Teatral, Formação Fundamental e Prática de Montagem de Espetáculos. Ao final de cada ano o espetaculo produzido se apresentará nos Teatros Rubem Braga e nos Pontos de Cultura de Guaçui e Rio Novo do Sul.
Contato: (28) 9946-2173 | clucimar@ig.com.br

ARTES INTEGRADAS

PONTO DE CULTURA MIRANTE CENTRO DE CULTURA
Entidade: Obra Social Nossa Senhora Das Graças
Endereço: Avevida Vitória, nº 1376, Vitória - 29.051-040 ES
Atividade: Articulação de programas da Obra sOCIAL: Programa Ponte, com oficinas de arte educação para crianças e jovens: expressão corporal, artes visuais, percussão, sala de leitura, artes marciais e educação ambiental. Rede Ponte: parceria com outras ONGs para ações de capacitação e disseminação da proposta metodológica.
Contato: (27) 3322-8064 | pontodeculturamirante@gmail.com

PONTO DE CULTURA MANGUERÊ
Entidade: Centro Cultural Caieiras - Cecaes
Endereço: Rua José Antônio de Freitas, nº 150, Joana D'Arc, Vitoria - 29.048-180
Atividade: Núcleo de música (oficinas de música de ritmos regionais brasileiros, hip hop); Núcleo de artes cênicas, com oficinas de técnicas circenses; Núcleo de memória audiovisual (produção de textos, fotografia, vídeo, WebTV Cecaes, e Núcleo de produção e geração de renda: produção cultural e protagonismo juvenil (ilha de edição, oficinas de rodie, home studio e produção cultural).
Contato: (27) 3235-7190 | pdcmanguere@uol.com.br

PONTO DE CULTURA ARTE COMVIDA
Entidade: Pacovi - Projeto Arte Comvida
Endereço: Rua Espírito Santo, Bairro Aluízio F. Smirdele, nº 266, Distrito de Braço do Rio - Conceição da Barra - 29.967-000
Atividade: Oficinas de artesanato (bordado, pintura, crochê, cestaria, reciclagem), aulas de capoeira, teatro, palestras sobre cidadania.
Contato: (27) 9865-2114 | pacovi_@hotmail.com

PONTO DE CULTURA SOL MAIOR
Entidade: Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor
Endereço: Rua Maria Ortiz, nº 99, Pinheiros - 29.980-000
Atividade: Oficinas de capoeira, teatro, música, coral, banda marcial e dança. Palestras de formação e informação.
Contato: (27) 3765-1265 | copbem@simonet.com.br

MÚSICA

PONTO DE CULTURA INSTITUTO PRESERVARTE
Entidade: Instituto Preservarte
Endereço: Avenida Presidente Vargas nº378, João Neiva - CEP: 29.680-000
Atividade: Música, cultura e educação musical. Cursos de musicalização, formação de corais, aulas de canto e teoria musical e formação de orquestra. Recitais semestrais, concertos anuais, participação em festivais de música dentro e fora do Estado.
Contato:  (27)3258-3459| preservarte@preservarte.org
 

PONTOS ADMINISTRADOS PELA PREFEITURA DE VITÓRIA

PONTO DE CULTURA DONA MARIA COROA
Entidade: Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos de Jucutuquara
Endereço: Escadaria Teófilo Araújo, 127 , Bairro Jucutuquara
Atividade: O projeto pretende dar continuidade às atividades culturais e sociais já existentes na Casa de Memória "Dona Maria Coroa", que tem por objetivo organizar e preservar a história e memória da agremiação. O projeto tem como meta estruturar o espaço com ações em relação ao acervo histórico, por meio da realização de oficinas de preservação e memória, oficinas culturais e também profissionalizantes.
Contato: (27) 9917-3756 ou 9735-5763
 
PONTO DE CULTURA ESPAÇO CRIANÇA LEGAL
Entidade: Grupo Churupita de Teatro Amador
Endereço: Rua Augusta Mendes, 112, Bairro Ilha de Monte Belo
Atividade: Projeto de instalação de uma lona fixa na Ilha de Monte Belo com oficinas técnicas e apresentações circenses. Serão realizadas atividades semanais, como malabares, tecidos, acrobacia e monociclo.
Contato: (27) 9913-0941
 
PONTO DE CULTURA PIEDADE BERÇO DO SAMBA, TERRA DE BAMBA: (RE)VIVENDO E CONSTRUINDO SUA MEMÓRIA
Entidade: Associação Cultural, Social e Esportiva Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Piedade
Endereço: Avenida Dário Lourenço de Souza, 790, Bairro Mário Cypreste
Atividade: O projeto pretende construir o Centro de Memória da Escola de Samba Unidos da Piedade. Irá trabalhar com membros das comunidades Fonte Grande, Piedade, Moscoso e Capixaba, através de oficinas temáticas, palestras, mesas redondas e workshops, exposições de vídeos, atividades festivas e materiais audiovisuais.
Contato: (27) 9913-4039
 
PONTO DE CULTURA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO TERRITÓRIO DO BEM
Entidade: Associação Ateliê de Idéias
Endereço: Rua Daniel Abreu Machado, 165, Bairro Itararé
Atividade: O território abrange oito comunidade de baixa renda na Poligonal 1. A Agência irá desenvolver e produzir ferramentas e projetos de comunicação para o desenvolvimento local. Serão criadas e gerenciadas as seguintes ferramentas: editora voltada para identificar histórias e autores locais; jornal comunitário; portal eletrônico; programa de rádio, documentário; banco de imagens e outros.
Contato: (27) 3022-6190
 
PONTO DE CULTURA CAPOEIRA GINGA DE PAZ
Entidade: Associação Desportiva, Cultural, Social e Educacional de Capoeira e Artes Afro-Brasileiras Aliança (Aliancapoeira)
Endereço: Rua Evânia Carneiro da Silva, 04, Bairro Tabuazeiro
Atividade: O projeto visa ao ensinamento da prática da capoeira, ensinamento teórico da história e da cultura da capoeira, aprendizado musical, treinos e oficinas, jogos e promoção de eventos.
Contato: (27) 3019-4320, 9865-2920 ou 9902-4656