Programa de Restauração e Valorização do Patrimônio Cultural do ES

Objetivo Geral: Preservar , fortalecer , recuperar  e conservar o patrimônio cultural material do Estado do Espírito Santo, especialmente os bens tombados pelo Conselho Estadual de Cultura – CEC estimulando  as atividades econômicas e culturais e formas de uso e ocupação, onde o patrimônio cultural seja protagonista.

Parceria :  A Secretaria de Estado da Cultura – SECULT firmou parceria com o Instituto Sincades, algumas prefeituras e, em alguns casos, com instituições religiosas, para um programa de conservação de bens patrimoniais.

Entre os bens patrimoniais contemplados por esse programa, na capital, destacam-se o Palácio da Cultura Sônia Cabral e a parte externa do Palácio Anchieta, bem como das esculturas da Escadaria Bárbara Lindemberg. Para o caso das esculturas da escadaria, contou-se também com a parceria com a Prefeitura de Vitória.

No interior, entre os bens patrimoniais contemplados, sempre com assessoria técnica da SECULT, destacam-se os seguintes:

• Museu Casa dos Braga, em Cachoeiro do Itapemirim
  • Palácio da Cultura Sônia Cabral - Antigo Palácio Domingos Martins
  • Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz, em Aracruz, que contou com a participação da Prefeitura de Aracruz
  • Casa da Cultura Largo do Chafariz de São Mateus, no Sítio Histórico de São Mateus
  • Cúpula do Farol de Regência, em Linhares - Inaugurado
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Viana - inaugurada.