NOTÍCIAS

Grupo de danças de Domingos Martins irá representar o município no RS

Primeiro grupo de danças típicas alemãs fundado no Espírito Santo, o Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho se prepara para representar mais uma vez o município e o Estado em um importante evento folclórico.

Entre os dias 8 e 10 de outubro, a cidade de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, vai prestigiar um pouco da alegria e tradição do Grupo, que tem como componentes os descentes de imigrantes alemães que colonizaram a sede de Domingos Martins, há mais de 150 anos.

O "Bergfreunde", que em português significa "Amigos da Montanha" vai se apresentar na 23ª Südoktoberfest, festa típica pomerana, que acontece na cidade gaúcha desde 1988. Além das apresentações de danças folclóricas, o evento conta com outras atrações tipicamente alemãs, como bandas de música tradicional,  jantar típico, café colonial, chope, feira do colonizador e o II Deutsche Tanzkollektion ou "Mostra de Dança Alemã".

Na ocasião, o grupo folclórico também vai estrear uma variação de seu traje típico, com novas peças, que foram adquiridas com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado. Segundo o coordenador do grupo, José Roberto Raasch, os preparos para a viagem começaram há meses. "Estamos desde o início do ano, ensaiando e preparando coreografias novas para apresentarmos nessa festa. Para nós, componentes do grupo, é um grande orgulho representar nossa cidade e nosso Estado", afirmou.

Após a participação na festa de São Lourenço, o grupo segue para a cidade de Paverama, também no Rio Grande do Sul, a convite do "Grupo Origens", que se apresentou em Domingos Martins, em janeiro deste ano, durante a "Sommerfest", festa típica alemã da cidade.

Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho

Primeiro grupo folclórico alemão no Espírito Santo, o "Bergfreunde" iniciou suas apresentações em 25 de fevereiro de 1984, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a cultura trazida pelos imigrantes alemães à região de Domingos Martins e que estava sendo perdida como conseqüência da II Guerra Mundial.

Ao longo de sua trajetória de sucesso, o grupo já se apresentou em inúmeros eventos nacionais, bem como internacionais, chegando a somar mais de 900 apresentações. Dentre estas, destacam-se: Sommerfest, Bauernfest e Entedankfest (Domingos Martins - ES); Festival dos Estados Brasileiros (Brasília - DF); Oktoberfest (Blumenau - SC); Festival do Folclore (Nova Petrópolis - RS); Steuben Parade (New York City - NY - EUA); Summer Festivals (Lisboa - Portugal); Oktoberfest (Munique - Alemanha).

Outras Informações

http://sudoktoberfest.com.br/
Fonte: José Roberto Raasch - coordenador do Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho
Contato: (27) 98244276
voltar indicar matéria imprimir comunicar erro comentar