MAPA DA CULTURA

Cariacica

Cariacica pertence à região metropolitana da Grande Vitória e fica a 15,8 km da capital. Possui uma diversidade cultural que se expressa em valores e práticas presentes nos bens culturais de natureza material e imaterial, e na produção artística que são determinantes para o exercício da cidadania e da democracia, bem como para a expressão simbólica deste povo.

Cariacica tem manifestações culturais muito fortes, principalmente folclóricas, com sete bandas de congo cadastradas, entre elas a de Roda D'água, e a festa de São Sebastião, além de música e teatro, entre outras.

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D?Água, que acontece em abril é um manifestação da cultura afro-brasileira, com grande influência indígena e que resiste ao tempo. Representa  um antigo gesto em homenagem à padroeira do Espírito Santo. Contam os descendentes que, no passado, diante da dificuldade de locomoção até o Convento da Penha, os moradores decidiram homenagear a santa saindo pelas ruas da localidade em procissões animadas por tambores de congo.

Com o passar dos anos, a festa cristã organizada pelos brancos misturou-se às raízes negras e indígenas, dando origem ao carnaval. Conta ainda a crença popular que os negros usavam máscaras para não serem reconhecidos por seus senhores. O Carnaval de Congo de Cariacica tem como objetivo promover a integração entre as bandas de congo do município e bandas convidadas, além de ser uma forma de proporcionar lazer à comunidade local e visitantes. Todo ano cerca de 10 mil pessoas brincam na festa.

Contatos
Sede da Prefeitura de Cariacica
Endereço: Rodovia BR 262, Km 3,5, Trevo de Alto Lage - CEP: 29.151-025
Telefones: (27) 3346-6100
E-mail: gabinete@cariacica.es.gov.br

Fonte
Site da Prefeitura Municipal de Cariacica - www.cariacica.es.gov.br
Wikipedia

Quer sugerir, reclamar ou corrigir algo a respeito do seu município? Vá ao fale conosco e comente.

voltar indicar matéria imprimir comunicar erro comentar