MAPA DA CULTURA

Aracruz

Aracruz está a 80 km de Vitória e os principais acessos são pela BR-101 e pelo Litoral através da ES-010. O município reúne uma infinidade de atrativos naturais, com paisagens exuberantes, extensas áreas verdes, praias, restingas, manguezais, enseadas, recifes, montanhas, coqueirais, remanescentes de mata atlântica, reservas ecológicas, tartarugas marinhas, lagoas e rios; formando assim, um dos trechos mais ecológicos do litoral capixaba.

Além das belezas naturais, Aracruz tem um vasto patrimônio imóvel histórico, como a Igreja Católica de Santa Cruz, construída em 1836; e o Edifício Público (Antiga Câmara Municipal de Santa Cruz).
 
O artesanato indígena é um forte traço cultural do local, que se manifesta através de cânticos, vestuários utensílios, pela pintura corporal, e perfuração da pele, através de danças entre outros. O artesanato de uma etnia revela sua origem, localização, linguagem, costumes e organização social. Este conjunto incorporado à vivência de uma determinada sociedade indígena expressa concretamente significados e concepções daquela sociedade, bem como a representa e a identifica.

Habilidosos no manuseio, os índios Tupinikim e Guarani do município de Aracruz transformam cipós, madeiras, fibras, penas, plumas, conchas, palhas, sementes coloridas, manuseiam pigmentos e outros materiais em verdadeiras obras de arte que servem de ornamentação e utilitários artesanais tudo isso inspirados na memória cultural herdada de seus antepassados e na rica mitologia que explica suas existências.

Grupos tradicionais

Banda de Congo São Benedito do Rosário - A banda de congo da Vila do Riacho é considerada uma das mais antigas do Espírito Santo, e talvez do Brasil, fundada em 1798, ainda no período colonial. Segundo a tradição, a banda dançou para o Imperador D. Pedro II, quando de sua viagem à Província do Espírito Santo, em 1860, passando por Vitória, Santa Cruz, Barra do Riacho e Vila do Riacho, tendo se hospedado na Barra do Riacho, na casa grande do fazendeiro Joaquim Ribeiro Pinta de Matos. A Banda de Congo São Benedito do Rosário conserva o modelo de uniforme de marinheiro doado pelo Imperador.

Gruppp Di Ballo "Nova Trento" Cultura Italiana
- Fundado no inicio dos anos 90, no distrito de Guaranã, pelos irmãos Demarchi, o grupo de dança italiana é o mais competente representante dessa etnia e dessa cultura nas artes musicais e rítmicas do município. O grupo é composto por 26 dançarinos de ambos os sexos, que dançam vários tipos de tarantelas, taratantéas, quadrilha, ballos e manfrinas. Suas tarantelas são de raízes napolitanas, do sul da Itália.

Guerreiros Tupinikim  - Cultura Indígena - O grupo de dança Guerreiros Tupinikim executa uma dança guerreira (masculino e feminino), com o qual relembram e celebram sua antiga cultura. A dança simula uma luta entre dois guerreiros do mesmo ou de diferentes sexos, e ocorre numa rotatividade em que os guerreiros vão se renovando na luta.

Outros eventos culturais

Festa de São João Batista

São João Batista é o padroeiro do município de Aracruz. A festa é comemorada no dia 24 de Junho na sede com procissão, missa e barraquinhas.

Festa de Nossa Senhora da Penha
A festa da Padroeira do distrito de Santa Cruz é comemorada no mês de agosto desde 1938, com procissão, missa, torneios, barracas.

Procissão Marítima de Nossa Senhora dos Navegantes

É realizada no antigo cais de Santa Cruz, com procissão marítima pelo Rio Piraquê-Açú.

Festa de São Cristóvão
A festa do padroeiro dos motoristas é comemorada no primeiro domingo do mês de Novembro, desde 1965 no Distrito de Guaraná, com procissões, missas e benção dos automóveis.

Festa de São Sebastião

Realizada no mês de janeiro em Barra do Riacho.

Festa de Iemanjá
Realizada no mês de fevereiro na praia de Barra do Sahy.

Festa de São Benedito
Realizada no mês de dezembro em Vila do Riacho

Contatos
Sede da Prefeitura de Aracruz
Endereço: Rua Quintino Loureiro, 234 - Centro Aracruz CEP: 29.190-000
Telefones: (27) 3296-4520
E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br

Créditos
Márcia Cabral - gestora cultural
Fotos de Deivid Alexandre e Fábio Prieto/Secult (fotos da praia)
Site da Prefeitura Municipal de Aracruz - http://www.aracruz.es.gov.br/

Quer sugerir, reclamar ou corrigir algo a respeito do seu município? Vá ao fale conosco e comente.


Outras fotos

voltar indicar matéria imprimir comunicar erro comentar